Informativos

Fies: prazo para conclusão da inscrição é prorrogado 22

Os estudantes pré-selecionados na chamada do Sisu do 2º semestre , divulgada na última quinta-feira (31), terão um tempo maior para concluírem a inscrição no sistema SisFies. O novo prazo é o dia 15 de julho – e não mais esta sexta (1º), como divulgado anteriormente.

De acordo com o Ministério da Educação, a mudança ocorreu por ajustes na fórmula de cálculo do sistema, que passou a levar conta a faixa de renda de 2.5 para 3 salários mínimos. O MEC garante que o processo de financiamento não será prejudicado.

O Fies teve 294 mil inscritos entre os dias 24 e 29 de junho. Ele é uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. Enquanto o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas e o Prouni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares, o Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.

Mudanças: renda e seleção
A partir deste semestre , o MEC adota um sistema parecido com o do Prouni na hora da seleção dos estudantes: os inscritos poderão mudar a opção de curso quantas vezes quiserem de acordo com a nota de corte que será divulgada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrições.

Caso o candidato altere ou cancele sua inscrição no Fies, a vaga volta a ser disponibilizada pelo sistema para nova inscrição.

Outra novidade é elevação da renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos para 3 salários para a concessão de novos financiamentos.

Cursos prioritários
O MEC decidiu reduzir o percentual de contratos que deveriam ser fechados exclusivamente com estudantes das áreas de saúde, engenharia e licenciatura. Antes, essas áreas recebiam 70% dos financiamentos. A partir desta edição, o percentual será reduzido para 60%.

Ainda dentro de cada uma das subáreas haverá nova divisão:

– Cursos prioritários da área de saúde passam de 45% para 50%;

– Cursos prioritários da área de engenharia passam de 35% para 40%;

– Cursos prioritários da área de licenciatura, pedagogia e “normal superior” caem de 20% para 10%.

Além disso, segundo o MEC, está prevista nova etapa de inscrição para vagas remanescentes com prazo específico para estudantes inscritos e não aprovados.

Calendário Fies

Inscrições no sistema em única chamada: 1º de julho

Lista de espera: 4 de julho a 10 de agosto

Contato para dúvidas

Mais informações podem ser obtidas pelo site do Fies ou pelo telefone 0800-616161.